Atualizado em 19/11/14 09:33.

O Laboratório Multiusuário de Microscopia de Alta Resolução (LabMic) é o resultado do esforço sistemático, ao longo de vários anos, de professores de diferentes unidades acadêmicas da UFG com a finalidade de implantar em nossa universidade uma infra-estrutura em microscopia de alta resolução.

O LabMic tem por missão oferecer suporte em microscopia de alta resolução às áreas de pesquisa científica e tecnológica que dela necessitem. O laboratório pode apoiar trabalhos em quase todas as áreas de conhecimento, desde a análise de peças raras de museus, perícia forense, até aquelas onde estas técnicas são rotineiras como a física, química, biologia, engenharias, saúde humana e animal, entre outras.

O LabMic foi financiado com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do INCT de Nanobiotecnologia, da Universidade Federal de Goiás e da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE).

O laboratório conta com três microscópios de alta resolução: um Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV), marca JEOL, modelo JSM-6610, um Microscópio Eletrônico de Transmissão (TEM), marca JEOL, modelo JEM-2100 e um Microscópio de Força Atômica (AFM/STM), Agilent Techonogies 5500. Com essas características o laboratório é único no Estado de Goiás, sendo um dos mais bem equipados do Brasil Central.

O LabMic é gerido por um Comitê Gestor composto por cinco professores de diferentes unidades acadêmicas. Sua composição atual é a seguinte:

Prof. Dr. Jesiel Freitas Carvalho (IF-UFG):carvalho@ufg.br

Profa. Dra. Emília Celma de Oliveira Lima (IQ-UFG): elima@ufg.br

Prof. Dr. Andris Figueiroa Bakuzis (IF-UFG): bakuzis@ufg.br

Profa. Dra. Walquíria Arruda (ICB-UFG): walqui@ufg.br

Profa. Dra. Liliana Borges de Menezes (IPTSP-UFG): lbm03@hotmail.com

Clique aqui para acessar a política de gestão do LabMic